terça-feira, 10 de abril de 2007

Articulações Fibrosas

As Articulações se dividem em três tipos, que se diferenciam conforme a forma de união entre as superfícies articulares: FIBROSAS, CARTILAGÍNEAS e SINOVIAL.

FIBROSA: Dois ossos são unidos por tecido conjuntivo fibroso.





  • SUTURAS: Presente entre ossos do crânio.Elas apresentam importante função em animais jovens,permitindo ao mesmo tempo a proliferação da menbrana e crescimento do crânio através a margens ósseas.Ao fim do crescimento do animal as suturas vão sendo eliminadas aos poucos conforme a ossificação atingir a membrana;mesmo em indivíduos idosos ela ainda pode estar presente pois ocorre de forma lenta e não uniforme.

    PLANA: As bordas articulares são retilineas.(figura 1)





ESCAMOSAS: As bordas articulares sobrepoem-se (bisel).(figura1.1)








SERREADAS: As bordas articulares denteada. (figura 2)




*SINOSTOSE:Processo de ossificação das suturas do crânio, o que acarreta na eliminação dos movimentos. O fontículo é uma região do crânio formada por tecido conjuntivo fibroso,que permite o crescimento dos osso quando o indivíduo esta em desenvolvimento;não permite movimentação tornando se rígido.








  • SINDESMOSES: Nestas suturas o tecido interposto também é conjuntivo fibroso, mas não ocorre nos ossos do crânio.Exemplos: rádio e ulna e metacarpo do equino. (figura 3)







  • GONFOSES: Presente entre alvéolos e raiz do dente.(figura 3.1)


Nenhum comentário: