domingo, 15 de abril de 2007

Articulções Cartilaginosas

As Articulções Cartilaginosas compreende como meio de união entre superfícies articulares o tecidos cartilaginosos,absorvem choques e facilitam o deslizamento proporcionamdo uma movimentação sem barulhos e indolor. Ela pode ser de dois tipos:Sincondrose ou Sínfise ;sua classificação ocorre conforme a natureza histológica desta catilagem.



  • SINCONDROSE: A cartilagem de união é Hialina, é o tipo mais comum, á presença de fibrila colágenoII e pericôndrio proteção da cartilagem além de sutentação e nutrição da cartilagem.Correspondem a as articulações entre epífise e diásise de ossos longos e jovens e as articulções correspondentes a base do crânio, grande parte é temporária e desparecem com a interrupção do crescimento, quando ela é substituida por tecido ósseo.Potanto través de um Raio-X pode se dizer se aquele animal é novo e ainda esta em crescimento ou não devido a presença ou ausência desta.

Sincondrose esfeno-occipital: ocorre na união do occipital e esfenóide.


Sincondrose mandibular(bovinos) .(figura 4.3)





*Cartilagem epifisária:linha de cartilagem que se encontra entre a epífise e a diáfise de ossos longos e jovens.(figura 4)




Interesternais: Presente entre as vertebras de animais jovens.



  • SÍNFISE: A cartilagem de união é Fibrosa.Apresenta muita quantidade de fibras colágenas I, e diferentemente da cartilagem hialina , não apresenta pericôndrio. Na maioria dos casos em que está presente há uma cartilagem revestindoos ossos.A sínfise corresponde articulações entre as metades simétricas:

Sínfise Púbica: Corresponde a união da cintura pélvica.(figura 4.1)









Discos Intervertebrais: Presente entre as vertebras,é a única que não se ossifica.(figura4.2)




Bibliografia:Tratado de Anatomia Veterinária (Dyce ,Sack, Wensing)
Manual de Ortopedia e Tratamento das Fraturas dos Pequenos Animai (Brinker,Piermattei e Flo)

Nenhum comentário: